Raquel S. Tavares
Consultas de Astrologia Posteriores
Para além do mapa natal, a astrolgia dá-nos ainda a conhecer muito mais...
A Revolução Solar ou Retorno Solar é o mapa astrológico calculado para a hora em que o Sol passa na exacta posição em que estava no dia do nascimento.
Assim este estudo apresenta a proposta para o ano em questão e deve ser analisado em conjunto com o mapa natal.
Permite perceber o que já cumprimos e o que nos é pedido para o nosso desenvolvimento, a cada ano...
Esta consulta astrológica, pode ser feita no momento que quiser e sentir necessidade, não sendo preciso esperar a proximidade do aniversário.
(Se nesta data não estiver na cidade natal, deve informar o astrólogo para que ele utilize as coordenadas do local onde vai passar o seu aniversário.)
Progressões são as técnicas astrológicas que, partindo de algum tipo de proporção (às vezes natural, às vezes simbólica), progridem o mapa de nascimento. Esse progredir da carta natal é usado pra fazer previsões que são muito precisas e tendem a apontar algo que poderíamos chamar de desenvolvimento, evolução ou mesmo progressão interna. São acréscimos que recebemos ao longo da vida, e que tornam mais ricas a nossa personalidade e experiências. O mapa natal permanecerá o mesmo até o dia da morte, mas a pessoa não será a mesma até o dia de sua morte, ela terá adquirido coisas ao longo de sua existência, em termos de experiência. Essas aquisições, portanto, são indicadas pelo mapa progredido.

A diferença básica entre os Trânsitos e as Progressões reside no fato de que os Trânsitos são movimentos em tempo real, enquanto nas Progressões o tempo é simbólico.
Portanto os Trânsitos apresentam o céu em movimento rápido enquanto nas Progressões o movimento é lento.
As Progressões são consideradas por muitos como interiorizadas ou subjectivas, enquanto os trânsitos são vistos como responsáveis pela expressão no mundo dos processos internos gerados pelas Progressões. Mas não é assim que as coisas acontecem.
Através do mapa natal, os Trânsitos relacionam a posição dos astros na altura do nascimento e no momento presente. Indicam para cada pessoa, o trabalho necessário para a evolução, na área específica da vida, em que estão a acontecer os aspectos.
Simbolizam acontecimentos aparentemente externos e formam importantes ciclos. Marcam o tempo universal, qualificando momentos através de símbolos comuns a todos. Podemos entender o significado e o sentido das experiencias tanto positivas como negativas que atraímos para a nossa vida. Por isso é tão importante saber quais os trânsitos que estamos a ter, para perceber qual é o desafio e qual a aprendizagem que a vida nos está a pedir naquele momento.
Os trânsitos são um elo colectivo, uma linguagem simbólica captada por todas as pessoas; significam períodos de crescimento, e se nos alinharmos com as energias e entendermos o que nos está a ser pedido, a experiencia torna-se mais fluida, se pelo contrário, resistimos, a vida torna-se mais "bruta" e difícil.
"Se não querem que o Universo incendeie a casa, destrua o carro ou faça com que os casais se traiam, prestem atenção ao que acontece; sintonizem-se com a energia do trânsito e descobram meios de expressar de forma construtiva essa energia, sem esquecer que a função dos trânsitos é aumentar o nível de consciência." - Tracy Marks